Ao considerar as vozes e perspectivas das crianças, compreende-se que o trabalho pedagógico realizado em nossa escola acontece em um encontro entre crianças e adultos, por meio de um movimento dialético.
Nesse sentido, a relação entre educadores e crianças é fundamental para que a criança construa seus conhecimentos sobre si e os outros, favoreça as relações afetivas, de proteção e bem-estar, o que contribui para a formação da autoestima, autoimagem positiva e formação integral.
Os jogos, brincadeiras infantis, conhecimentos do cotidiano, práticas socioculturais se constituem em um rico arcabouço, ou seja, como alguém que tem um modo próprio de agir, sentir e pensar.
Cuidar, educar e propiciar situações de aprendizagem que contribuem para o desenvolvimento das habilidades e competências, ampliando o universo cultural da criança, com ações que lhe permitam descobrir o mundo.
Ser referência em educação da primeira infância, acolhimento e amor. Permeados por um carisma constituído de desafios contemporâneos.
Desenvolver um trabalho com vitalidade e dedicação, de quem serve porque ama e se identifica com os princípios educativos e pedagógicos. Educando pelo exemplo atento, pela abertura ao conhecimento, a reciprocidade e compromisso disponível na relação com a criança e com o outro.
Conforme vivem suas primeiras experiências de cuidado pessoal e outras práticas sociais recíprocas, na família, na instituição educacional ou na coletividade, as crianças constroem percepções e perguntas sobre si, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se com os demais. O que para nós, é fundamental dentro de um processo de aprendizagem.
Nesse processo, consideramos a ação educativa essencial, dentro dos pressupostos do acolhimento e do ensinar, as crianças aprendem a distinguir e a expressar sensações, percepções, emoções e pensamentos. Dessa forma, a organização do tempo e dos espaços na nossa Unidade privilegia as relações entre as crianças com a mesma idade e também de faixas etárias diferentes, suas escolhas e autonomia, a acessibilidade aos materiais, o deslocamento pelas salas e outras dependências da instituição e fora dela.
Nesse processo, consideramos a ação educativa essencial. Dentro dos pressupostos do acolhimento e do ensinar, as crianças aprendem a distinguir e a expressar sensações, percepções, emoções e pensamentos. Dessa forma, a organização do tempo e dos espaços na nossa Unidade privilegia as relações entre as crianças com a mesma idade e também de faixas etárias diferentes, suas escolhas e autonomia, a acessibilidade aos materiais, o deslocamento pelas salas e outras dependências da instituição e fora dela.
Destaca-se que considerar as falas e expressões das crianças e bebês, carregadas de indicações sobre como os mesmos pensam a escola da infância, constituem-se em um valioso subsídio para a construção de espaços mais ricos e significativos para eles, considerando seus interesses e necessidades, valiosos para o olhar da Vila Primer.
Nosso diferencial são nossas escolhas, baseadas na arte de educar com acolhimento e amor, com pressupostos pedagógicos que compreendem a criança como um ser único, capaz de compreender e construir o conhecimento, cercado de vivencias e experiências de mundo.
Atrelados ao brincar, existem as sequencias didáticas e os projetos que são direcionados pela equipe pedagógica, levando em conta a idade, o interesse a necessidade dos grupos.
Nesse sentido, a Vila Primer é pensada para as crianças e suas famílias, dentro de um movimento continuo, que permeiam os campos de experiências e vivencias da Educação Infantil.